Fundação Nadir Afonso

Local: Chaves
Dono de obra: Pichelaria Ferreira Lda.
Projeto de arquitetura: Álvaro Siza Vieira
Créditos fotográficos: Fernando Guerra
Ano: 2016

Implantada num edifício construído de raiz com a assinatura do arquiteto Álvaro Siza Vieira, a Fundação Nadir Afonso é um equipamento cultural de referência da região do Alto Tâmega.

A sua missão principal é a divulgação da obra de Nadir Afonso e o estudo da Estética e da Arte Contemporânea. Além de albergar o espólio do arquiteto Nadir Afonso, a Fundação possui também 2 ateliers, salas de exposições temporárias e permanentes, um auditório com capacidade para 100 pessoas, biblioteca e loja.

Situado na margem direita do rio Tâmega, no lugar de Longras, em zona de reserva agrícola e leito de cheias, o edifício foi elevado em cerca de três metros relativamente ao terreno. O complexo representa um investimento de cerca de nove milhões de euros.

Este complexo, construído de raiz com a assinatura do arquiteto Álvaro Siza Vieira e aclamado por muitos como sendo uma obra prodigiosa, caracteriza-se por muros em betão branco, cobertura ajardinada, soalho de madeira nos pavimentos, gesso nas paredes/tetos e pavimentos exteriores em granito. Os espaços são amplos, sempre geométricos e vibrantes.

Torneiras S22, da Water Evolution

 

Entre a vertente académica como professor em diversas escolas europeias de renome e a vertente profissional, onde foi distinguido com diversos prémios nacionais e internacionais, Eduardo Souto de Moura é uma figura incontornável da arquitetura. A linha S22, desenhada por ele para a Water Evolution, é caraterizada por um conjunto de peças de design elegante e moderno, atenta aos mais pequenos pormenores.

Esta linha de torneiras distingue-se pela matéria prima e qualidade dos acabamentos. Produzida em aço inox maciço AISI 304 maquinado e escovado, destaca-se pela grande resistência mecânica a corrosão e oxidação.