Sede da EDP

Local: Lisboa
Cliente: EDP
Projeto de arquitetura: Aires Mateus
Créditos fotográficos: Juan Rodriguez e Francisco Nogueira
Ano: 2016

A nova sede da EDP pretende afirmar-se como o novo polo dinâmico da área ribeirinha de Lisboa, que tem vindo a ser alvo de uma importante reestruturação urbana nos últimos anos.
Junto ao Cais do Sodré, este moderno edifício com 46.000 m2 desenhado pelo arquiteto Manuel Aires Mateus,  vencedor do Prémio Pessoa 2017, é constituído por dois blocos de oito pisos cada.

A estrutura é composta de 2 torres e no meio tem um pátio aberto que se estende até à Avenida Dom Luís I, podendo servir de passagem.
Parcialmente coberta e sombreada por vigas metálicas, a praça assegura as entradas pedonais ao edifício e alberga algumas áreas de comércio e restauração.
Esta disposição teve como principal objetivo a integração com a área circundante, fundindo o edifício com a rua e a cidade.

O caráter emblemático da obra refletiu-se também na responsabilidade institucional de se tornar num exemplo de sustentabilidade energética, tendo conseguido a certificação LEED.
O telhado está coberto de painéis solares, há um depósito de recolha de água das chuvas usada para rega e águas sanitárias, todos os materiais usados na construção são certificados e todos os sistemas de energia do edifício funcionam em modo de poupança energética.

O projeto visou inovar, refletindo a imagem da empresa e procurando posicionar-se como um ícone da cidade.

Tubos e Acessórios Uponor

Tubos para sistemas de canalização que resistem à corrosão, aos efeitos das altas temperaturas e à pressão dos sistemas de distribuição de água potável. Mas também sistemas de união duradouros e seguros que o protegem de surpresas desagradáveis.
Os acessórios Uponor S-Press adaptam-se com precisão ao tubo e podem ser aplicados tanto em instalações sanitárias como de aquecimento por radiadores.